Pimentalab
Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento
Pimentalab
Navigation
  • Contato
  • Pesquisa
  • Publicações
  • Cursos
  • Extensão
  • Fotografia
You are here: Home › Pesquisa

Pesquisa

Pimentalab –  Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento

[veja como participar mais abaixo]

Em diferentes sociedades podemos estabelecer relações de interdependência entre os modos de organização social, as formas de produção/difusão de conhecimentos, as tecnologias de comunicação e as formas de exercício do poder de cada momento histórico.

Atualmente, no campo da produção/difusão de conhecimentos observamos mudanças radicais na relação com o saber, tanto na forma de acesso quanto nas próprias formas e locais de produção de novos saberes, em parte relacionadas à crescente mediação das tecnologias digitais. Simetricamente, observamos no campo político profundas transformações nos modos de ação e mediação institucional, seja na prática de grupos ativistas, movimentos sociais ou mesmo em novas individuações coletivas e modos de subjetivação política que tem emergido. Nesses dois eixos (saber-poder) há dinâmicas e problemas comuns relativos à mediação das tecnologias digitais de comunicação que nos interessa analisar.

É nesta zona de intersecção que concentramos os projetos do Pimentalab[1][2]. Mais especificamente, o programa atual de pesquisa tem como campo empírico de investigação um conjunto de práticas científicas, organizações sociais, coletivos e movimentos sociais que atuam em temas relacionados a novos modos de conhecer e se organizar mediante a utilização das tecnologias de comunicação digital. Concretamente, observamos as práticas de: grupos tecnoativistas, comunidades hackers e ciberativistas, coletivos de mídia radical/independente, pesquisadores ativistas/militantes, iniciativas de ciência cidadã/amadora e artistas que atuam sobre a relação sociedade-tecnologia.

Ao mapearmos e analisamor um amplo conjunto de experiências procuramos identificar elementos que possam constituir uma gramática comum, um repertório partilhado de formas de ação, organização, modos de conhecer e princípios ético-políticos. A escolha de algumas dessas experiências, justamente pela forma como enunciam e tensionam certos problemas contemporâneos, permite-nos examinar transformações sociais que possuem amplo alcance. Para isso, nossa atenção estará dirigida para alguns aspectos que identificamos como transversais a essas experiências e que possuem modulações e combinações distintas em cada caso. Tais elementos tornam-se os vetores de análise para que possamos interrogar os novos problemas (teóricos e práticos) que surgem. Neste sentido, podemos destacar as seguintes temáticas como possíveis recortes para projetos de pesquisa mais específicos:

  • tecnopolítica: tecnologia e prática politica; modos de apropriação e uso de tecnologias; disputas sobre a dimensão sociopolítica da tecnologia e os efeitos do design incorporado; tecnologia e democracia.
  • reconfigurações da política: poder, ativismo, resistência e criação, movimentos sociais e sociedade de controle.
  • produção de conhecimentos situados e pesquisa ativista: ciência cidadã (amadora ou ativista); co-pesquisa; conhecimento rebelde; pesquisa situada e implicada; laboratórios cidadãos e de inovação social.
  • economia da informação e do conhecimento: trabalho imaterial, tensões sobre as políticas de acesso e difusão da informação, commons, produção entre pares (p2p) e capitalismo informacional.
  • linguagens e conhecimento sensível: visualidade, tecnologias de imagem, sociologia/antropologia visual; imagem e suas epistêmes; formas de comunicar e tornar apreensivel dimensões sensíveis do conhecimento.
  • metodologias de pesquisa e educação: co-pesquisa, experiência, prototipagem, metodologias participativas, educação democrática, pedagogia radical; educação expandida.
  • micropolítica e modos de subjetivação: modos de associação, organização e ação coletiva; poder, autonomia e crítica institucional.

 

[1] Linhas de Pesquisa:

  • Tecnopolítica e Ação Coletiva: tecnoativismo, movimentos sociais e internet, comunidades hackers, ciberpolítica, sociedade de controle, acesso à informação, liberdade de expressão, privacidade, economia informacional, trabalho e capitalismo.
  • Conhecimentos Situados, Modos de Organização e suas Tecnologias: modos de organização social e micropolítica; modos de subjetivação; tecnologia e conhecimento; educação expandida, ciência cidadã/ativista; educação e pesquisa.

[2] Projetos de Pesquisa em andamento:

  • Laboratório do Comum Campos Elíseos: corpos, territórios e tecnologias: https://trama.pimentalab.net

[3] Projetos de Pesquisa recentes (concluídos):

  • Pesquisa de Pós-Doutorado no IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, no LIINC – Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento, sob supervisão da Profa. Dra. Sarita Albagli – http://www.liinc.ibict.br ; com período de pós-doutorado no CSIC – Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid, sob supervisão do Prof.Dr. Antonio Lafuente, com apoio da CAPES (2017-2018): http://wiki.pimentalab.net/index.php?title=Projetos_Pesquisa 
  • Tecnopolítica e Saberes Rebeldes – (2015-2017) – Apoio Ford Foundation: http://www.lavits.org  
  • Ciência Aberta e Desenvolvimento Local – (2015-2016) – Apoio OCSDnet – IDRC/Canadá. http://cienciaaberta.ubatuba.cc   e   http://www.ocsdnet.org
  • Ciência Aberta – Pesquisa de Pós-Doutorado no IBICT/UFRJ com apoio do CNPq (2015-2017).

ato: henrique [@rroba] pimentalab.net

Link para Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0062702EOV4GQX

RSS Tecnopolítica, Protocolos e Infraestruturas

RSS Ciência Aberta e Ciência Cidadã

Categorias

Tags

acesso ao conhecimento algoritmo ativismo capitalismo cognitivo ciberpolítica ciencia-amadora ciência-aberta ciência-cidadã ciência-democracia ciência comum commons comum controle desenvolvimento-local economia digital educaçao ensino extensão formação de professores imagem infraestrutura internet laboratório laboratórios cidadãos legislação liberdade de expressão marco civil mediação sociotécnica movimentos sociais ocupação poder política privacidade propriedade intelectual protótipo regulação repressão sociedade de controle sociologia da tecnologia software livre tecnopolítica teoria social trabalho imaterial universidade vigilância

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

CC-BY-SA 2025 Pimentalab

Powered by Esplanade Theme by One Designs and WordPress