Pimentalab
Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento
Pimentalab
Navigation
  • Contato
  • Pesquisa
  • Publicações
  • Cursos
  • Extensão
  • Fotografia
You are here: Home › política › Internet precária em Ubatuba
← Resultado final seleção ProExt – Pimentalab
A caverna e suas sombras →

Internet precária em Ubatuba

14 de fevereiro de 2013 | Filed under: política and tagged with: banda-larga, infraestrutura, internet, política-pública

Lamentável, estou desde o início de janeiro (11/1) tentando arrumar uma conexão de internet  em Ubatuba. Fui na loja da Vivo e solicitei uma linha telefônica fixa. Na própria loja e no mesmo dia encaminhei o pedido do Speedy. O telefone já chegou.

O acesso à internet em Ubatuba é péssimo. Isso dificulta muito o fomento às atividades culturais, econômicas, sociais e políticas que dependem da comunicação em rede. Não é só a informação e conhecimento que deixam de fluir, muita riqueza deixa de ser criada e as condições de participação cidadã ficam limitadas com o péssimo acesso à internet no município.

Hoje (após um mês da solicitação) tive a notícia que o Speedy ainda não poderá ser instalado, pois uma “porta de acesso” (terminal) que atende nossa rua está quebrado e sem previsão de reparo. Isso, porque estamos bem no centro da cidade ao lado da principal avenida.

Pois bem, quem pensa que a internet é uma rede totalmente distribuída engana-se.  Sua dimensão mais invisível (a infraestrutura) é frequentemente negligenciada. Se a internet foi construída para resistir a um ataque nuclear, no Brasil o governo parece ter sido mais eficiente em interromper a comunicação. Somado o processo de privatização das comunicações com a inexistência de um controle efetivo sobre os serviços prestados e mais a ausência de um política de democratização dos meios de comunicação,  o resultado é este! Regiões inteiras do país ficam prisioneiras dos cálculos de rentabilidade dos serviços de comunicação privada para a oferta de internet e telefone.

Por isso, Banda Larga Já (pública e  qualidade) . Quem sabe o novo prefeito de Ubatuba assume esta frente de batalha!

Did you like this article? Share it with your friends!

Tweet

Written by polart

← Resultado final seleção ProExt – Pimentalab
A caverna e suas sombras →

RSS Tecnopolítica, Protocolos e Infraestruturas

RSS Ciência Aberta e Ciência Cidadã

Categorias

Tags

acesso ao conhecimento algoritmo ativismo capitalismo cognitivo ciberpolítica ciencia-amadora ciência-aberta ciência-cidadã ciência-democracia ciência comum commons comum controle desenvolvimento-local economia digital educaçao ensino extensão formação de professores imagem infraestrutura internet laboratório laboratórios cidadãos legislação liberdade de expressão marco civil mediação sociotécnica movimentos sociais ocupação poder política privacidade propriedade intelectual protótipo regulação repressão sociedade de controle sociologia da tecnologia software livre tecnopolítica teoria social trabalho imaterial universidade vigilância

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

CC-BY-SA 2025 Pimentalab

Powered by Esplanade Theme by One Designs and WordPress